Política de Privacidade & Termos de Uso
Política de Privacidade & Termos de Uso
Última atualização:
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Última atualização:
24 de out. de 2024
24 de out. de 2024
24 de out. de 2024
1. O que é essa política?
ResiGo é uma plataforma inovadora que visa melhorar e facilitar a experiência do residente médico e multiprofissional dentro dos hospitais. Contamos com um aplicativo mobile para os residentes, um aplicativo mobile para os preceptores e mais uma aplicação web para a COREME e COREMU.
Nós buscamos a otimização dos processos administrativos dos programas de residência hospitalar, possibilitando mais TEMPO, TRANSPARÊNCIA e SEGURANÇA na gestão das informações.
Na política de privacidade, mostramos para nossos usuários como a plataforma coleta, utiliza, armazena e protege as informações pessoais. Temos como objetivo comunicar de forma clara e transparente como a empresa trata as informações pessoais e como os usuários podem visualizar o uso de suas informações.
Uma das maiores preocupações da ResiGo é a proteção e transparência dos dados que circulam dentro da plataforma. Acreditamos que o usuário tem o direito de saber tudo o que está acontecendo com os dados que ele disponibiliza, de forma simples e visual. Além disso, a proteção e criptografia desses dados é essencial para garantir que as informações permaneçam precisas e confiáveis, o que é especialmente importante na área da saúde.
2. O que você precisa saber antes de ler este aviso?
Para lhe ajudar a compreender totalmente essa política de privacidade, transcrevemos abaixo a definição de alguns termos técnicos importantes:
Criptografia: os dados recebidos são legíveis em um primeiro momento, porém ao serem criptografados tornam-se codificados, não podendo mais serem lidos a menos que sejam descriptografados. Portanto, é um modo de segurança de dados essencial para suas informações não serem descobertas e/ou furtadas e usadas inapropriadamente por terceiros.
COREME: Comissão de Residência Médica.
COREMU: Comissão de Residência Multiprofissional.
QR Code: é um código de resposta rápida representado por código de barras estilizado na forma de uma quadrado em papel ou no meio digital, que quando lido pela câmera do celular ou aplicativo é direcionado para determinada página.
Geolocalização: é a localização geográfica do indivíduo, que é conhecida através do celular.
Autenticação: é o procedimento de segurança para que seja verificado se a pessoa acessando sua conta é quem diz ser.
Feedback: é a avaliação divulgada em relação a algo em específico.
Preceptor: orientador, que acompanha algum residente.
Cookies: dados salvos do usuário pelos sites para otimizar o seu uso nessas páginas da web. São utilizados para identificação do indivíduo, personalização do site, facilitação da transferência de dados entre páginas da web, etc.
Banco de dados em nuvem: tecnologia que possibilita armazenar dados na em pequenas partes de servidores de grandes empresas como: Google e Amazon que funcionam de forma ininterrupta sem problema técnicos e em sua maioria possuem funcionalidade para a recuperação de dados em caso de perda.
Backup: criação ou manutenção de cópia dos dados, aplicativos, servidores, celulares ou outros equipamentos os quais armazenam informações.
Backend-as-a-service Firebase do Google: sistema que conta com diversos serviços para serem utilizadas em uma aplicação, como: autenticação de usuários, armazenamento de arquivos, banco de dados, notificações.
Ambiente de desenvolvimento: espaço de trabalho tecnológico onde os desenvolvedores criam um aplicativo ou fazem alterações nele.
Boa fé: agir conforme valores e princípios tanto éticos como morais da sociedade.
3. Quais dados pessoais coletamos a seu respeito e como coletamos?
Todas as informações abaixo, exceto “site de suporte ao usuário” são coletadas pelo aplicativo móvel.
Informações para cadastro: são coletados no momento de cadastro, através de um formulário no aplicativo.
Email
Senha
Nome
Telefone
Data de nascimento
Tipo sanguíneo
CPF
Cor/Raça
Informações de endereço (cidade, CEP, logradouro)
Gênero
Tipo de residência (médica ou multi)
Especialidade da residência
Foto
Estágio atual da residência (R1,R2)
Número de registro profissional
Compartilhamento de documentos: são coletados quando o usuário anexa o documento no campo requisitado.
Documentos: podem ser solicitados documentos para o residente. Quem faz a solicitação é a COREME/COREMU (Ex.: foto do RG, comprovante de residência).
Registro de presença: coletado no momento que o residente lê o QR Code presente na entrada do hospital.
Presença (entrando ou saindo do hospital)
Data / hora ()
Geolocalização no momento
Chat institucional: são coletadas a cada mensagem que o residente envia, tanto em chats privados como em grupos.
Mensagens enviadas (imagem, áudio, texto, documentos)
Horário da mensagem
Site de suporte ao usuário: coletadas no momento que o usuário preenche os dados para reportar problemas na aplicação.
E-mail
Nome
Mensagem
4. Por que coletamos estes dados?
Dados | Finalidade |
Utilizados no cadastro e na autenticação dos usuários. A senha é gerenciada pelo serviço de autenticação do Google, e não é registrada nos bancos da ResiGo | |
Senha | |
Nome | Dados relativos à identificação do residente dentro do sistema. |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | São dados que ficarão armazenados no perfil de cada residente. As COREMEs e COREMUs utilizam esses dados para fins administrativos, como cadastro dos residentes nos programas de bolsa. |
Cor/Raça | |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | Tem como objetivo registrar o momento que o residente entra e sai do hospital. Com esses dados, é possível ter um acompanhamento das presenças, tanto pela secretária, quanto pelo residente. |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | Todas as mensagens enviadas têm a finalidade de facilitar a comunicação entre os agentes no programa de residência. Elas possuem criptografia e só podem ser acessadas por quem está no chat . |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | Coletados a com objetivo de receber feedback em relação a problemas ou bugs na aplicação. Os dados de email e nome são opcionais. |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
5. Com quem seus dados são compartilhados?
Cada hospital é totalmente independente em relação a acesso e dados.
Dados | Acesso |
ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário | |
Senha | Serviço de autenticação do google (ResiGo não tem acesso a senha) |
Nome | ResiGo, COREME/COREMU, todos os residentes, preceptores, próprio usuário |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | |
Cor/Raça | ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | ResiGo, COREME/COREMU, Preceptores, próprio usuário |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | As mensagens, tanto como o horário, só estão disponíveis para quem está no chat ou no grupo. A ResiGo tem acesso às mensagens criptografadas apenas. |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | ResiGo |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
6. Cookies.
No site da empresa, serão coletados cookies de geolocalização e comportamento.
7. Como armazenamos seus dados?
Todos os dados da aplicação são armazenados em um banco de dados em nuvem do Google. A região selecionada para o banco de dados foi a “southamerica-east1”, que fica localizada em São Paulo.
Ainda não foi definido o tempo que os dados ficarão armazenados no nosso banco de dados, tanto durante, quanto após os usuários perderem o vínculo com o hospital.
Após o uso dos dados, possivelmente será feito um backup que será disponibilizado para o hospital, saindo da responsabilidade da ResiGo.
8. Como mantemos seus dados seguros?
O sistema de backend-as-a-service Firebase, do Google e os sócios da ResiGo.
O acesso ao banco de dados está restrito apenas aos 3 sócios, com regras de acesso. Os desenvolvedores trabalham em um ambiente de desenvolvimento, com dados fictícios.
As mensagens de texto nos chats serão completamente criptografadas a nível de banco de dados, ou seja, só quem envia e quem recebe que tem acesso a mensagem descriptografada
Se referindo ao usuário compartilhar informações de dentro do aplicativo com outros (via print, fotos), não temos como evitar. A ResiGo conta com a boa fé para compartilhamentos de dentro do hospital apenas no próprio aplicativo. Além disso, a responsabilidade do usuário em não compartilhar informações internas constam nos termos de uso.
9. Quais são seus direitos?
Você, usuário, enquanto Titular de Dados Pessoais e nosso cliente, possui direitos relativos às suas informações pessoais, conforme será pormenorizado abaixo, constando em tópicos, todas as orientações necessárias a garantir nossa transparência, quanto aos seus dados.
Acesso: você pode solicitar acesso a informações sobre as atividades de tratamento de seus dados pessoais, bem como finalidade de outros aspectos. Pode, inclusive, pedir uma cópia integral dos dados, caso aplicável;
Confirmação: você pode pedir confirmação, para seu conhecimento, se nós propusemos algum modelo de tratamento de seus dados pessoais. Se sim, indicaremos a base legal que justifique o tratamento dos seus dados, a origem deles e o prazo de retenção;
Correção: é possível solicitar a retificação de seus dados pessoais que se encontrem incompletos, inexatos ou desatualizados;
Portabilidade: pode requerer o envio dos seus dados pessoais à outra organização de sua escolha, de forma estruturada e de fácil acesso;
Uso compartilhado: você possui o direito de saber com quem compartilhamos os seus dados e em quais atividades de tratamento eles são condicionados;
Anonimização: você pode solicitar a anonimização de seus dados pessoais, sempre que possível e comercialmente razoável;
Suspensão: você pode, alternativamente, requerer a suspensão temporária de qualquer operação de tratamento realizado com seus dados pessoais;
Eliminação: é possível, ainda, pedir a eliminação dos dados pessoais que considere, de modo justificado, desnecessários, excessivos ou tratados inadequadamente;
Retirada de consentimento: você pode retirar o consentimento fornecido previamente. Pode pedir, inclusive, que nós eliminamos os seus dados tratados com essa base legal;
Oposição: você tem o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais que não se fundamenta na base legal do consetimento, em caso de descumpeirmento ao disposto na LGPD; e
Reclamação para a ANPD: você pode reclamar para Autoridade Nacional de Proteção de Dados se entender que algum direito seu foi violado.
Destacamos, por oportuno, que para atender às suas requisições como titulares, poderemos solicitar uma cópia de seu documento de identificação. Isto é necessário para confirmar e validar sua identidade, em razão da existência de pessoas potencialmente mal-intencionadas ou, ainda, para situações de homônimos.
Assim, quanto maior a sensibilidade dos dados, maior deve ser o cuidado com a autenticação e verificação do titular/requisitante. Além disso, para requisições que envolvam dados pessoais e/ou documentos de outros titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro titular por você.
Nas situações em que você não possuir mais acesso ao e-mail cadastrado em nossas plataformas, também poderemos solicitar uma cópia do seu documento de identificação para recuperação do login e senha.
Em circunstâncias específicas, é possível que sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento. Para exercer os seus direitos, utilize os canais disponibilizados ao final desta Política.
10. Essa política pode ser alterada?
Sim, a política pode ser alterada. A comunicação ocorre via notificação pelo app.
Sugestão:
A ResiGo poderá alterar a Política de Privacidade e, para você se manter atualizado, bastará conferir a versão mais recente na plataforma do nosso aplicativo mobile. Nós manteremos uma relação de confiança com você, isso porque iremos, cotidianamente, implementar melhorias para proteger ainda mais os seus dados pessoais.
Buscamos, assim,evoluir de forma contínua, sendo este um dos nossos objetivos da plataforma ResiGo e, nesse contexto, pretendemos disponibilizar, igualmente, o acesso prático e fácil ao usuário, contendo sempre a versão mais atualizada às melhorias realizadas.
Toda e qualquer alteração, será, ainda, informado por meio de notificação postada diretamente no aplicativo, e, caso,você, usuário, queira saber informações de maneira mais detalhada, sobre as atividades de tratamento que realizamos, entre em contato conosco através de nossos canais de contato: contato@resigo.com.br, (55) 99920-2129).
11. Ficou alguma dúvida?
A equipe de suporte da ResiGO, pelo email contato@resigo.com.br
1. O que é essa política?
ResiGo é uma plataforma inovadora que visa melhorar e facilitar a experiência do residente médico e multiprofissional dentro dos hospitais. Contamos com um aplicativo mobile para os residentes, um aplicativo mobile para os preceptores e mais uma aplicação web para a COREME e COREMU.
Nós buscamos a otimização dos processos administrativos dos programas de residência hospitalar, possibilitando mais TEMPO, TRANSPARÊNCIA e SEGURANÇA na gestão das informações.
Na política de privacidade, mostramos para nossos usuários como a plataforma coleta, utiliza, armazena e protege as informações pessoais. Temos como objetivo comunicar de forma clara e transparente como a empresa trata as informações pessoais e como os usuários podem visualizar o uso de suas informações.
Uma das maiores preocupações da ResiGo é a proteção e transparência dos dados que circulam dentro da plataforma. Acreditamos que o usuário tem o direito de saber tudo o que está acontecendo com os dados que ele disponibiliza, de forma simples e visual. Além disso, a proteção e criptografia desses dados é essencial para garantir que as informações permaneçam precisas e confiáveis, o que é especialmente importante na área da saúde.
2. O que você precisa saber antes de ler este aviso?
Para lhe ajudar a compreender totalmente essa política de privacidade, transcrevemos abaixo a definição de alguns termos técnicos importantes:
Criptografia: os dados recebidos são legíveis em um primeiro momento, porém ao serem criptografados tornam-se codificados, não podendo mais serem lidos a menos que sejam descriptografados. Portanto, é um modo de segurança de dados essencial para suas informações não serem descobertas e/ou furtadas e usadas inapropriadamente por terceiros.
COREME: Comissão de Residência Médica.
COREMU: Comissão de Residência Multiprofissional.
QR Code: é um código de resposta rápida representado por código de barras estilizado na forma de uma quadrado em papel ou no meio digital, que quando lido pela câmera do celular ou aplicativo é direcionado para determinada página.
Geolocalização: é a localização geográfica do indivíduo, que é conhecida através do celular.
Autenticação: é o procedimento de segurança para que seja verificado se a pessoa acessando sua conta é quem diz ser.
Feedback: é a avaliação divulgada em relação a algo em específico.
Preceptor: orientador, que acompanha algum residente.
Cookies: dados salvos do usuário pelos sites para otimizar o seu uso nessas páginas da web. São utilizados para identificação do indivíduo, personalização do site, facilitação da transferência de dados entre páginas da web, etc.
Banco de dados em nuvem: tecnologia que possibilita armazenar dados na em pequenas partes de servidores de grandes empresas como: Google e Amazon que funcionam de forma ininterrupta sem problema técnicos e em sua maioria possuem funcionalidade para a recuperação de dados em caso de perda.
Backup: criação ou manutenção de cópia dos dados, aplicativos, servidores, celulares ou outros equipamentos os quais armazenam informações.
Backend-as-a-service Firebase do Google: sistema que conta com diversos serviços para serem utilizadas em uma aplicação, como: autenticação de usuários, armazenamento de arquivos, banco de dados, notificações.
Ambiente de desenvolvimento: espaço de trabalho tecnológico onde os desenvolvedores criam um aplicativo ou fazem alterações nele.
Boa fé: agir conforme valores e princípios tanto éticos como morais da sociedade.
3. Quais dados pessoais coletamos a seu respeito e como coletamos?
Todas as informações abaixo, exceto “site de suporte ao usuário” são coletadas pelo aplicativo móvel.
Informações para cadastro: são coletados no momento de cadastro, através de um formulário no aplicativo.
Email
Senha
Nome
Telefone
Data de nascimento
Tipo sanguíneo
CPF
Cor/Raça
Informações de endereço (cidade, CEP, logradouro)
Gênero
Tipo de residência (médica ou multi)
Especialidade da residência
Foto
Estágio atual da residência (R1,R2)
Número de registro profissional
Compartilhamento de documentos: são coletados quando o usuário anexa o documento no campo requisitado.
Documentos: podem ser solicitados documentos para o residente. Quem faz a solicitação é a COREME/COREMU (Ex.: foto do RG, comprovante de residência).
Registro de presença: coletado no momento que o residente lê o QR Code presente na entrada do hospital.
Presença (entrando ou saindo do hospital)
Data / hora ()
Geolocalização no momento
Chat institucional: são coletadas a cada mensagem que o residente envia, tanto em chats privados como em grupos.
Mensagens enviadas (imagem, áudio, texto, documentos)
Horário da mensagem
Site de suporte ao usuário: coletadas no momento que o usuário preenche os dados para reportar problemas na aplicação.
E-mail
Nome
Mensagem
4. Por que coletamos estes dados?
Dados | Finalidade |
Utilizados no cadastro e na autenticação dos usuários. A senha é gerenciada pelo serviço de autenticação do Google, e não é registrada nos bancos da ResiGo | |
Senha | |
Nome | Dados relativos à identificação do residente dentro do sistema. |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | São dados que ficarão armazenados no perfil de cada residente. As COREMEs e COREMUs utilizam esses dados para fins administrativos, como cadastro dos residentes nos programas de bolsa. |
Cor/Raça | |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | Tem como objetivo registrar o momento que o residente entra e sai do hospital. Com esses dados, é possível ter um acompanhamento das presenças, tanto pela secretária, quanto pelo residente. |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | Todas as mensagens enviadas têm a finalidade de facilitar a comunicação entre os agentes no programa de residência. Elas possuem criptografia e só podem ser acessadas por quem está no chat . |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | Coletados a com objetivo de receber feedback em relação a problemas ou bugs na aplicação. Os dados de email e nome são opcionais. |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
5. Com quem seus dados são compartilhados?
Cada hospital é totalmente independente em relação a acesso e dados.
Dados | Acesso |
ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário | |
Senha | Serviço de autenticação do google (ResiGo não tem acesso a senha) |
Nome | ResiGo, COREME/COREMU, todos os residentes, preceptores, próprio usuário |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | |
Cor/Raça | ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | ResiGo, COREME/COREMU, Preceptores, próprio usuário |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | As mensagens, tanto como o horário, só estão disponíveis para quem está no chat ou no grupo. A ResiGo tem acesso às mensagens criptografadas apenas. |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | ResiGo |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
6. Cookies.
No site da empresa, serão coletados cookies de geolocalização e comportamento.
7. Como armazenamos seus dados?
Todos os dados da aplicação são armazenados em um banco de dados em nuvem do Google. A região selecionada para o banco de dados foi a “southamerica-east1”, que fica localizada em São Paulo.
Ainda não foi definido o tempo que os dados ficarão armazenados no nosso banco de dados, tanto durante, quanto após os usuários perderem o vínculo com o hospital.
Após o uso dos dados, possivelmente será feito um backup que será disponibilizado para o hospital, saindo da responsabilidade da ResiGo.
8. Como mantemos seus dados seguros?
O sistema de backend-as-a-service Firebase, do Google e os sócios da ResiGo.
O acesso ao banco de dados está restrito apenas aos 3 sócios, com regras de acesso. Os desenvolvedores trabalham em um ambiente de desenvolvimento, com dados fictícios.
As mensagens de texto nos chats serão completamente criptografadas a nível de banco de dados, ou seja, só quem envia e quem recebe que tem acesso a mensagem descriptografada
Se referindo ao usuário compartilhar informações de dentro do aplicativo com outros (via print, fotos), não temos como evitar. A ResiGo conta com a boa fé para compartilhamentos de dentro do hospital apenas no próprio aplicativo. Além disso, a responsabilidade do usuário em não compartilhar informações internas constam nos termos de uso.
9. Quais são seus direitos?
Você, usuário, enquanto Titular de Dados Pessoais e nosso cliente, possui direitos relativos às suas informações pessoais, conforme será pormenorizado abaixo, constando em tópicos, todas as orientações necessárias a garantir nossa transparência, quanto aos seus dados.
Acesso: você pode solicitar acesso a informações sobre as atividades de tratamento de seus dados pessoais, bem como finalidade de outros aspectos. Pode, inclusive, pedir uma cópia integral dos dados, caso aplicável;
Confirmação: você pode pedir confirmação, para seu conhecimento, se nós propusemos algum modelo de tratamento de seus dados pessoais. Se sim, indicaremos a base legal que justifique o tratamento dos seus dados, a origem deles e o prazo de retenção;
Correção: é possível solicitar a retificação de seus dados pessoais que se encontrem incompletos, inexatos ou desatualizados;
Portabilidade: pode requerer o envio dos seus dados pessoais à outra organização de sua escolha, de forma estruturada e de fácil acesso;
Uso compartilhado: você possui o direito de saber com quem compartilhamos os seus dados e em quais atividades de tratamento eles são condicionados;
Anonimização: você pode solicitar a anonimização de seus dados pessoais, sempre que possível e comercialmente razoável;
Suspensão: você pode, alternativamente, requerer a suspensão temporária de qualquer operação de tratamento realizado com seus dados pessoais;
Eliminação: é possível, ainda, pedir a eliminação dos dados pessoais que considere, de modo justificado, desnecessários, excessivos ou tratados inadequadamente;
Retirada de consentimento: você pode retirar o consentimento fornecido previamente. Pode pedir, inclusive, que nós eliminamos os seus dados tratados com essa base legal;
Oposição: você tem o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais que não se fundamenta na base legal do consetimento, em caso de descumpeirmento ao disposto na LGPD; e
Reclamação para a ANPD: você pode reclamar para Autoridade Nacional de Proteção de Dados se entender que algum direito seu foi violado.
Destacamos, por oportuno, que para atender às suas requisições como titulares, poderemos solicitar uma cópia de seu documento de identificação. Isto é necessário para confirmar e validar sua identidade, em razão da existência de pessoas potencialmente mal-intencionadas ou, ainda, para situações de homônimos.
Assim, quanto maior a sensibilidade dos dados, maior deve ser o cuidado com a autenticação e verificação do titular/requisitante. Além disso, para requisições que envolvam dados pessoais e/ou documentos de outros titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro titular por você.
Nas situações em que você não possuir mais acesso ao e-mail cadastrado em nossas plataformas, também poderemos solicitar uma cópia do seu documento de identificação para recuperação do login e senha.
Em circunstâncias específicas, é possível que sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento. Para exercer os seus direitos, utilize os canais disponibilizados ao final desta Política.
10. Essa política pode ser alterada?
Sim, a política pode ser alterada. A comunicação ocorre via notificação pelo app.
Sugestão:
A ResiGo poderá alterar a Política de Privacidade e, para você se manter atualizado, bastará conferir a versão mais recente na plataforma do nosso aplicativo mobile. Nós manteremos uma relação de confiança com você, isso porque iremos, cotidianamente, implementar melhorias para proteger ainda mais os seus dados pessoais.
Buscamos, assim,evoluir de forma contínua, sendo este um dos nossos objetivos da plataforma ResiGo e, nesse contexto, pretendemos disponibilizar, igualmente, o acesso prático e fácil ao usuário, contendo sempre a versão mais atualizada às melhorias realizadas.
Toda e qualquer alteração, será, ainda, informado por meio de notificação postada diretamente no aplicativo, e, caso,você, usuário, queira saber informações de maneira mais detalhada, sobre as atividades de tratamento que realizamos, entre em contato conosco através de nossos canais de contato: contato@resigo.com.br, (55) 99920-2129).
11. Ficou alguma dúvida?
A equipe de suporte da ResiGO, pelo email contato@resigo.com.br
1. O que é essa política?
ResiGo é uma plataforma inovadora que visa melhorar e facilitar a experiência do residente médico e multiprofissional dentro dos hospitais. Contamos com um aplicativo mobile para os residentes, um aplicativo mobile para os preceptores e mais uma aplicação web para a COREME e COREMU.
Nós buscamos a otimização dos processos administrativos dos programas de residência hospitalar, possibilitando mais TEMPO, TRANSPARÊNCIA e SEGURANÇA na gestão das informações.
Na política de privacidade, mostramos para nossos usuários como a plataforma coleta, utiliza, armazena e protege as informações pessoais. Temos como objetivo comunicar de forma clara e transparente como a empresa trata as informações pessoais e como os usuários podem visualizar o uso de suas informações.
Uma das maiores preocupações da ResiGo é a proteção e transparência dos dados que circulam dentro da plataforma. Acreditamos que o usuário tem o direito de saber tudo o que está acontecendo com os dados que ele disponibiliza, de forma simples e visual. Além disso, a proteção e criptografia desses dados é essencial para garantir que as informações permaneçam precisas e confiáveis, o que é especialmente importante na área da saúde.
2. O que você precisa saber antes de ler este aviso?
Para lhe ajudar a compreender totalmente essa política de privacidade, transcrevemos abaixo a definição de alguns termos técnicos importantes:
Criptografia: os dados recebidos são legíveis em um primeiro momento, porém ao serem criptografados tornam-se codificados, não podendo mais serem lidos a menos que sejam descriptografados. Portanto, é um modo de segurança de dados essencial para suas informações não serem descobertas e/ou furtadas e usadas inapropriadamente por terceiros.
COREME: Comissão de Residência Médica.
COREMU: Comissão de Residência Multiprofissional.
QR Code: é um código de resposta rápida representado por código de barras estilizado na forma de uma quadrado em papel ou no meio digital, que quando lido pela câmera do celular ou aplicativo é direcionado para determinada página.
Geolocalização: é a localização geográfica do indivíduo, que é conhecida através do celular.
Autenticação: é o procedimento de segurança para que seja verificado se a pessoa acessando sua conta é quem diz ser.
Feedback: é a avaliação divulgada em relação a algo em específico.
Preceptor: orientador, que acompanha algum residente.
Cookies: dados salvos do usuário pelos sites para otimizar o seu uso nessas páginas da web. São utilizados para identificação do indivíduo, personalização do site, facilitação da transferência de dados entre páginas da web, etc.
Banco de dados em nuvem: tecnologia que possibilita armazenar dados na em pequenas partes de servidores de grandes empresas como: Google e Amazon que funcionam de forma ininterrupta sem problema técnicos e em sua maioria possuem funcionalidade para a recuperação de dados em caso de perda.
Backup: criação ou manutenção de cópia dos dados, aplicativos, servidores, celulares ou outros equipamentos os quais armazenam informações.
Backend-as-a-service Firebase do Google: sistema que conta com diversos serviços para serem utilizadas em uma aplicação, como: autenticação de usuários, armazenamento de arquivos, banco de dados, notificações.
Ambiente de desenvolvimento: espaço de trabalho tecnológico onde os desenvolvedores criam um aplicativo ou fazem alterações nele.
Boa fé: agir conforme valores e princípios tanto éticos como morais da sociedade.
3. Quais dados pessoais coletamos a seu respeito e como coletamos?
Todas as informações abaixo, exceto “site de suporte ao usuário” são coletadas pelo aplicativo móvel.
Informações para cadastro: são coletados no momento de cadastro, através de um formulário no aplicativo.
Email
Senha
Nome
Telefone
Data de nascimento
Tipo sanguíneo
CPF
Cor/Raça
Informações de endereço (cidade, CEP, logradouro)
Gênero
Tipo de residência (médica ou multi)
Especialidade da residência
Foto
Estágio atual da residência (R1,R2)
Número de registro profissional
Compartilhamento de documentos: são coletados quando o usuário anexa o documento no campo requisitado.
Documentos: podem ser solicitados documentos para o residente. Quem faz a solicitação é a COREME/COREMU (Ex.: foto do RG, comprovante de residência).
Registro de presença: coletado no momento que o residente lê o QR Code presente na entrada do hospital.
Presença (entrando ou saindo do hospital)
Data / hora ()
Geolocalização no momento
Chat institucional: são coletadas a cada mensagem que o residente envia, tanto em chats privados como em grupos.
Mensagens enviadas (imagem, áudio, texto, documentos)
Horário da mensagem
Site de suporte ao usuário: coletadas no momento que o usuário preenche os dados para reportar problemas na aplicação.
E-mail
Nome
Mensagem
4. Por que coletamos estes dados?
Dados | Finalidade |
Utilizados no cadastro e na autenticação dos usuários. A senha é gerenciada pelo serviço de autenticação do Google, e não é registrada nos bancos da ResiGo | |
Senha | |
Nome | Dados relativos à identificação do residente dentro do sistema. |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | São dados que ficarão armazenados no perfil de cada residente. As COREMEs e COREMUs utilizam esses dados para fins administrativos, como cadastro dos residentes nos programas de bolsa. |
Cor/Raça | |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | Tem como objetivo registrar o momento que o residente entra e sai do hospital. Com esses dados, é possível ter um acompanhamento das presenças, tanto pela secretária, quanto pelo residente. |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | Todas as mensagens enviadas têm a finalidade de facilitar a comunicação entre os agentes no programa de residência. Elas possuem criptografia e só podem ser acessadas por quem está no chat . |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | Coletados a com objetivo de receber feedback em relação a problemas ou bugs na aplicação. Os dados de email e nome são opcionais. |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
5. Com quem seus dados são compartilhados?
Cada hospital é totalmente independente em relação a acesso e dados.
Dados | Acesso |
ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário | |
Senha | Serviço de autenticação do google (ResiGo não tem acesso a senha) |
Nome | ResiGo, COREME/COREMU, todos os residentes, preceptores, próprio usuário |
Foto | |
Tipo de residência | |
Especialidade da residência | |
Estágio atual da residência | |
Cor/Raça | ResiGo, COREME/COREMU, próprio usuário |
Informações de endereço | |
Gênero | |
Data de nascimento | |
Tipo sanguíneo | |
Telefone | |
CPF | |
número de registro profissional | |
Documentos | |
Presença | ResiGo, COREME/COREMU, Preceptores, próprio usuário |
Data/hora Presença | |
Geolocalização no momento | |
Mensagens enviadas | As mensagens, tanto como o horário, só estão disponíveis para quem está no chat ou no grupo. A ResiGo tem acesso às mensagens criptografadas apenas. |
Horário da mensagem | |
Site Suporte: nome | ResiGo |
Site Suporte: email | |
Site Suporte: mensagem |
6. Cookies.
No site da empresa, serão coletados cookies de geolocalização e comportamento.
7. Como armazenamos seus dados?
Todos os dados da aplicação são armazenados em um banco de dados em nuvem do Google. A região selecionada para o banco de dados foi a “southamerica-east1”, que fica localizada em São Paulo.
Ainda não foi definido o tempo que os dados ficarão armazenados no nosso banco de dados, tanto durante, quanto após os usuários perderem o vínculo com o hospital.
Após o uso dos dados, possivelmente será feito um backup que será disponibilizado para o hospital, saindo da responsabilidade da ResiGo.
8. Como mantemos seus dados seguros?
O sistema de backend-as-a-service Firebase, do Google e os sócios da ResiGo.
O acesso ao banco de dados está restrito apenas aos 3 sócios, com regras de acesso. Os desenvolvedores trabalham em um ambiente de desenvolvimento, com dados fictícios.
As mensagens de texto nos chats serão completamente criptografadas a nível de banco de dados, ou seja, só quem envia e quem recebe que tem acesso a mensagem descriptografada
Se referindo ao usuário compartilhar informações de dentro do aplicativo com outros (via print, fotos), não temos como evitar. A ResiGo conta com a boa fé para compartilhamentos de dentro do hospital apenas no próprio aplicativo. Além disso, a responsabilidade do usuário em não compartilhar informações internas constam nos termos de uso.
9. Quais são seus direitos?
Você, usuário, enquanto Titular de Dados Pessoais e nosso cliente, possui direitos relativos às suas informações pessoais, conforme será pormenorizado abaixo, constando em tópicos, todas as orientações necessárias a garantir nossa transparência, quanto aos seus dados.
Acesso: você pode solicitar acesso a informações sobre as atividades de tratamento de seus dados pessoais, bem como finalidade de outros aspectos. Pode, inclusive, pedir uma cópia integral dos dados, caso aplicável;
Confirmação: você pode pedir confirmação, para seu conhecimento, se nós propusemos algum modelo de tratamento de seus dados pessoais. Se sim, indicaremos a base legal que justifique o tratamento dos seus dados, a origem deles e o prazo de retenção;
Correção: é possível solicitar a retificação de seus dados pessoais que se encontrem incompletos, inexatos ou desatualizados;
Portabilidade: pode requerer o envio dos seus dados pessoais à outra organização de sua escolha, de forma estruturada e de fácil acesso;
Uso compartilhado: você possui o direito de saber com quem compartilhamos os seus dados e em quais atividades de tratamento eles são condicionados;
Anonimização: você pode solicitar a anonimização de seus dados pessoais, sempre que possível e comercialmente razoável;
Suspensão: você pode, alternativamente, requerer a suspensão temporária de qualquer operação de tratamento realizado com seus dados pessoais;
Eliminação: é possível, ainda, pedir a eliminação dos dados pessoais que considere, de modo justificado, desnecessários, excessivos ou tratados inadequadamente;
Retirada de consentimento: você pode retirar o consentimento fornecido previamente. Pode pedir, inclusive, que nós eliminamos os seus dados tratados com essa base legal;
Oposição: você tem o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais que não se fundamenta na base legal do consetimento, em caso de descumpeirmento ao disposto na LGPD; e
Reclamação para a ANPD: você pode reclamar para Autoridade Nacional de Proteção de Dados se entender que algum direito seu foi violado.
Destacamos, por oportuno, que para atender às suas requisições como titulares, poderemos solicitar uma cópia de seu documento de identificação. Isto é necessário para confirmar e validar sua identidade, em razão da existência de pessoas potencialmente mal-intencionadas ou, ainda, para situações de homônimos.
Assim, quanto maior a sensibilidade dos dados, maior deve ser o cuidado com a autenticação e verificação do titular/requisitante. Além disso, para requisições que envolvam dados pessoais e/ou documentos de outros titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro titular por você.
Nas situações em que você não possuir mais acesso ao e-mail cadastrado em nossas plataformas, também poderemos solicitar uma cópia do seu documento de identificação para recuperação do login e senha.
Em circunstâncias específicas, é possível que sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento. Para exercer os seus direitos, utilize os canais disponibilizados ao final desta Política.
10. Essa política pode ser alterada?
Sim, a política pode ser alterada. A comunicação ocorre via notificação pelo app.
Sugestão:
A ResiGo poderá alterar a Política de Privacidade e, para você se manter atualizado, bastará conferir a versão mais recente na plataforma do nosso aplicativo mobile. Nós manteremos uma relação de confiança com você, isso porque iremos, cotidianamente, implementar melhorias para proteger ainda mais os seus dados pessoais.
Buscamos, assim,evoluir de forma contínua, sendo este um dos nossos objetivos da plataforma ResiGo e, nesse contexto, pretendemos disponibilizar, igualmente, o acesso prático e fácil ao usuário, contendo sempre a versão mais atualizada às melhorias realizadas.
Toda e qualquer alteração, será, ainda, informado por meio de notificação postada diretamente no aplicativo, e, caso,você, usuário, queira saber informações de maneira mais detalhada, sobre as atividades de tratamento que realizamos, entre em contato conosco através de nossos canais de contato: contato@resigo.com.br, (55) 99920-2129).
11. Ficou alguma dúvida?
A equipe de suporte da ResiGO, pelo email contato@resigo.com.br